Stairway To Heaven, o prenúncio de uma nova era.

Led Zepellin foi uma banda dos anos 70, a música Stairway to heaven é um prenuncio deu um novo tempo para a humanidade, para entendermos isso, precisamos saber que antes dos anos 60 vivíamos numa sociedade conformista, a produção em série, não existia estilo de vida do indivíduo, a partir dos anos 60 houve uma reconstrução, ou seja, mudou-se hábitos, costume e moral na sociedade inteira e no mundo.

Essa banda pertence a geração Boomers, a mudança começou no evento do Woodstock em 1969, a cultura Hippie a paz e amor a geração da contracultura. Em 1971 Stairway to heaven foi escrita por Robert Plant vocalista da banda, o que na verdade o vocalista diz que foi um chamado no momento que escreveu a música, ela foi escrita em um dia, hoje, ele não canta mais e fala que não se identifica com essa época mais.

Por que será que ele disse isso? Essa música tem a filosofia existencialista na letra, vamos tentar entender o que essa letra quer dizer.

Primeiro, a escada significa dois caminhos poderia ser o espiritual e o material, qual caminho você escolhe? Uma escada para o céu, é simbólico, na verdade a escada significa o caminho que você poderá escolher, ai, é por sua conta. A mulher que tudo que acredita é ouro, pode ser uma crítica ao capitalismo ao consumo que vinha nascendo nesse tempo, o flautista, se você se acalmar poderá ouvir aquela voz interior, o eu, a felicidade nunca está fora, mas, sim dentro de cada um, nasce nesse tempo o estilo de vida, ou seja, o capitalismo começa a se ajustar ao gosto de cada indivíduo, roupas, cores, objetos todos fabricados ao prazer de cada um, pela primeira vez começa-se a questionar o EU, o ser inacabado, o arranjo musical também passa a ser um chamado altos e baixos como em certos momentos te chama a refletir, um acordar para o que está acontecendo.

Esse chamado é para reflexão o que você está escolhendo para sua vida? Você acredita que pode comprar tudo até sua salvação? Uma mulher, uma escada um flautista e uma escolha é o que acontece na música. A citação do Oeste tem a ver com o filme O Senhor dos Anéis, o mundo dos Elfos, a tranquilidade o espiritual, Robert era apaixonado pelas histórias do Tolkien.

Essa letra tem a ver com a espiritualidade, a escolha do caminho, o questionamento do eu, quem sou eu, sem a mulher do ouro? A oposição do material e do espiritual, o flautista é o chamado interno, no silêncio na calma, para tudo que você está fazendo escuta teu interior, quem é você?

Quando você começar a se incomodar, um desassossego, calma, é o caos que precede a ordem, o começo de uma desconstrução, o que na verdade, começa-se a questionar, é como se você saísse do conforto, há sempre tempo para mudar o caminho escolhido, a chave da música a escolha do caminho.

A filosofia existencialista na verdade começa com o pensamento de Nietzsche que é considerado pela filosofia um pré-existencialista, mas essa filosofia pegou força a partir do século XX, os anos 60 como já disse antes, foi o começo de toda mudança no mundo, a Geração X começa sua adolescência no meio dos anos 70, Robert que pertence a Geração Boomers, já tinha começado a perceber a mudança no convívio social, apesar que ele disse que a música foi psicografada, o que diz, é que a letra não foi escrita por ele, foi uma espécie de chamado espiritual.

Um prenuncio de uma nova era que vinha nascendo, o consumo, o ego, a era de Aquário, essa era começou na verdade nos anos 60, tem uma música de uma banda desse tempo Fifth Dimension, canta a música Aquarius referência a uma nova era, a de aquário, que aliás o signo de aquário é o signo da evolução, tudo a ver com a época.

Robert Plant e a banda já começaram a perceber que as coisas mudariam e que, o caminho escolhido por qualquer um poderia mudar, as coisas  transformam o tempo todo, era existencialista, o mundo não era mais o mesmo, na época o uso do LSD e da maconha as pessoas usavam para sair da realidade e experimentar algo diferente a partir daí as drogas começaram a fazer parte do mundo e da realidade, a era de 60 ao meu ver, é uma página em branco, um novo mundo estava surgindo totalmente diferente do anterior. A música dessa banda The Song Remains the Same tem um vídeo onde Jimmy Page sobe uma montanha e ao chegar lá no topo encontra com ele mesmo, olhem aí a filosofia existencialista aparecendo, o estudo do eu. Quem é você? Precisamos tirar as camadas conformista para descobrir quem você é realmente.

Depois da década de 60 houve outra mudança no mundo os anos 90 a Geração Y, falaremos dela em uma outra oportunidade.

Link da imagem:https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/music/features/led-zeppelin-split-john-bonham-jimmy-page-b1762786.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha infância

Cãozinho Orelha

Filosofia