The
Walking Dead
Inicialmente a
trama nos mostra Rick liderando um grupo, sobreviventes de um mundo totalmente
hostil, um apocalipse zumbi poderíamos dizer, os fatos vão acontecendo e o
Xerife Rick coordena as ações realizadas por ele e pelos de seu grupo. Uma
série da primeira temporada até a última da filosofia Hobbesiana a lei da
sobrevivência. Como isso tudo acontece durante a série? Sobrevivência X
Humanidade, maldade e alianças, um mundo sem regras, sem moral, sem ética, cada
um faz a sua própria lei é como disse Hobbes “O homem é o lobo do homem”,
muitos personagens passam por ela e observamos a força que um exerce sobre o
outro, o crescimento como pessoas de outros, o arrependimento de alguns, o
poder que o homem ainda quer exercer sobre outrem apesar do caos, o instinto
aflorado, as ações exercidas em nome de sua sobrevivência é o que essa série
mostra o tempo todo.
Alguns personagens
merecem um destaque é o que veremos neste artigo, são personagens que nos
mostram o arrependimento, o crescimento como pessoa, e o poder que exerce.
Carol
Um marido
extremamente violento, apanhava sempre, não tinha nenhuma ação para quebrar
essa violência e no passar da série foi revelado suscintamente que sua filha
Sophia era abusada pelo pai, ela com medo dele provavelmente não fazia
absolutamente nada, se limitava a fazer as tarefas de casa, era dependente do
marido, o que podemos verificar é que, muitas mulheres se calam perante uma
situação destas devido a dependência financeira, ou por algum outro motivo que
não posso explicar, pois a vida, é complexa. A força dela apareceu quando ela
estava na prisão ensinando as crianças como se defenderem, a morte da filha, a
morte do marido a fez crescer como pessoa, o sofrimento tirou de dentro dela
uma força que não imaginava que tinha, Nietzsche fala do sofrimento da dor pois
ambas serviam como libertação, dor e alegria não podem ser separadas, pois
estão juntas o sofrimento e a dor trazem a alegria pensamento nietzschiano. Ela
se tornou líder de grupo, matou quando precisava seguiu seus instintos, foi
criticada muitas vezes e expulsa da comunidade por um tempo por Rick, ela
cresceu e evoluiu durante toda a série, é uma personagem que tem muito a nos
ensinar, em um dos episódios ela diz que era boba e não fez nada para melhorar
sua vida, a força que saiu de dentro dela todos nós temos, precisamos esperar o
sofrimento para descobri-la? Muitas vezes sim no sofrimento e na dor talvez
teremos outra visão da realidade, Nietzsche estava certo quando falou do
sofrimento em seus livros? Reflexão.
Negan e os
Salvadores
Perdeu sua mulher
a partir daí desse sofrimento, é outro personagem que descobre sua força
interior, mas, no entanto, essa força foi usada para dominar os outros. Ele
aparece na 8ª temperada, saqueia as comunidades, domina as pessoas ao seu
redor, trapaceia, satisfaz seus desejos, está é sua análise psicológica a
princípio. Analisando as pessoas que os segue, como diz o bom e velho ditado o
egoísta suga o vaidoso, a presença de Negan é o suficiente para as pessoas teme-lo,
o trabalho dos indivíduos que os seguem é somente chegar nas comunidades e
tomar delas o que tem, porque, Negan, já mostrou sua presença, todos dos
Salvadores tinham comida, dormida etc., eles não tinham o trabalho de dominar
nada era só chegar e pegar e isso porque Negan já fez o trabalho pior o de
dominação. O ego inflado a vaidade de ser elogiado e temido fez dele um matador
sem piedade, a partir da 9ª temporada seguindo os episódios, começa a pensar
sobre suas atitudes e ações o arrependimento de muitos que matou sem piedade e
misericórdia. Outro personagem que evoluiu, o que Carol e Negan compartilham? O
descobrimento da força interior, um cresceu e outro decresceu como ser humano,
essa força todos nós temos para Nietzsche ela só aparece no sofrimento e na
dor, a força que Negan exercia sobre os outros para esse filósofo, sem nenhum
problema, seria vontade de potência, potência gera mais potência. Ele evoluiu
depois de fazer uma reflexão sobre suas ações, será que para Nietzsche ele
estaria certo em mudar? Ele mesmo admitiu que era um fraco, usou sua força para
dominação, temos que controlar nossas forças, até onde essa força interior pode
nos levar? Reflexão.
Os Sussuradores
A forma como eles
se veem é como animais selvagens, abandonaram a ideia de que são seres humanos.
São os tais naturalistas se adequam ao ambiente.
Se camuflam no
meio dos zumbis, não tem lugar fixo e não permitem que ninguém se aproxime de
onde estão, estupram e matam, matam porque as pessoas não os aceitam como são,
é a lei da sobrevivência, e como todo grupo tem uma líder a Alpha, eles não
querem morrer, mas, querem matar, bem interessante esta parte. A libertação de
todas as normas e regras, observem como o mundo está nesta situação a lei da
sobrevivência, sem regras, sem moral sem ética, eles estão seguindo está
realidade são naturalistas e a morte faz parte dela.
Há muitas coisas
que dizer dessa série, escolhi algumas que pensei ser mais importante, a guerra
maior é a sobrevivência com a humanidade, a humanidade em certos momentos
prejudica, a sobrevivência em certos momentos protege, as alianças são feitas
porque a confiança sumiu e a desconfiança passou a ser uma das regras,
atualmente vivemos numa sociedade que está pautada pela confiança e por quê?
Ninguém pede o diploma do professor durante as aulas, ninguém pede para o
motorista do Uber se ele tem habilitação mesmo, ninguém pede o diploma do
médico do engenheiro, do arquiteto, observem que vivemos na base da confiança,
mas, na sobrevivência como nesta série a desconfiança passou a ser um valor
enorme, as alianças são feitas pela confiança primeiro você conhece depois
entra no teu grupo, confiar é difícil, Hobbes diz que o homem no estado de
natureza não é bom, essa série mostra tudo sobre isso da primeira temporada até
e última, alguns episódios e temporadas mostram a simples vivência, mas, a
maioria da série é a sobrevivência mesmo e a briga com a humanidade de alguns
que pôs em risco a vida de muitos, é uma reflexão importante e muito difícil de
julgar uma pessoa numa situação como está, não existem regras, as regras são
impostas por cada um, cada pessoa impõem a sua, não existe Estado, não existe
governo, cada um vive como lhe convém, a maldade vem de pessoas que matam por
nada, nem pela lei da sobrevivência só pelo simples fato de matar , o homem se
revela no que ele é, uma vida no caos mostra os indivíduos num estado de
instinto, medo, pavor da morte, os que sobreviveram precisam lutar pela vida e
nem sabem se vão viver porque o vírus está em todos uns desenvolveram e outros
não, mas, todos tem e podem desenvolvê-lo a qualquer momento.
Vale a pena
assistir a série você verá caro leitor o que é o homem no caos, no caótico, a
sobrevivência a humanidade as alianças a maldade tudo isso no ser humano, façam
suas próprias conclusões e observem como mais uma vez a ficção está ensinando e
mostrando um fundo de realidade humana. Até mais.

Comentários
Postar um comentário