The Walking Dead

 Inicialmente a trama nos mostra Rick liderando um grupo, sobreviventes de um mundo totalmente hostil, um apocalipse zumbi poderíamos dizer, os fatos vão acontecendo e o Xerife Rick coordena as ações realizadas por ele e pelos de seu grupo. Uma série da primeira temporada até a última da filosofia Hobbesiana a lei da sobrevivência. Como isso tudo acontece durante a série? Sobrevivência X Humanidade, maldade e alianças, um mundo sem regras, sem moral, sem ética, cada um faz a sua própria lei é como disse Hobbes “O homem é o lobo do homem”, muitos personagens passam por ela e observamos a força que um exerce sobre o outro, o crescimento como pessoas de outros, o arrependimento de alguns, o poder que o homem ainda quer exercer sobre outrem apesar do caos, o instinto aflorado, as ações exercidas em nome de sua sobrevivência é o que essa série mostra o tempo todo.

 Alguns personagens merecem um destaque é o que veremos neste artigo, são personagens que nos mostram o arrependimento, o crescimento como pessoa, e o poder que exerce.

 Carol

 Um marido extremamente violento, apanhava sempre, não tinha nenhuma ação para quebrar essa violência e no passar da série foi revelado suscintamente que sua filha Sophia era abusada pelo pai, ela com medo dele provavelmente não fazia absolutamente nada, se limitava a fazer as tarefas de casa, era dependente do marido, o que podemos verificar é que, muitas mulheres se calam perante uma situação destas devido a dependência financeira, ou por algum outro motivo que não posso explicar, pois a vida, é complexa. A força dela apareceu quando ela estava na prisão ensinando as crianças como se defenderem, a morte da filha, a morte do marido a fez crescer como pessoa, o sofrimento tirou de dentro dela uma força que não imaginava que tinha, Nietzsche fala do sofrimento da dor pois ambas serviam como libertação, dor e alegria não podem ser separadas, pois estão juntas o sofrimento e a dor trazem a alegria pensamento nietzschiano. Ela se tornou líder de grupo, matou quando precisava seguiu seus instintos, foi criticada muitas vezes e expulsa da comunidade por um tempo por Rick, ela cresceu e evoluiu durante toda a série, é uma personagem que tem muito a nos ensinar, em um dos episódios ela diz que era boba e não fez nada para melhorar sua vida, a força que saiu de dentro dela todos nós temos, precisamos esperar o sofrimento para descobri-la? Muitas vezes sim no sofrimento e na dor talvez teremos outra visão da realidade, Nietzsche estava certo quando falou do sofrimento em seus livros? Reflexão.

 Negan e os Salvadores

 Perdeu sua mulher a partir daí desse sofrimento, é outro personagem que descobre sua força interior, mas, no entanto, essa força foi usada para dominar os outros. Ele aparece na 8ª temperada, saqueia as comunidades, domina as pessoas ao seu redor, trapaceia, satisfaz seus desejos, está é sua análise psicológica a princípio. Analisando as pessoas que os segue, como diz o bom e velho ditado o egoísta suga o vaidoso, a presença de Negan é o suficiente para as pessoas teme-lo, o trabalho dos indivíduos que os seguem é somente chegar nas comunidades e tomar delas o que tem, porque, Negan, já mostrou sua presença, todos dos Salvadores tinham comida, dormida etc., eles não tinham o trabalho de dominar nada era só chegar e pegar e isso porque Negan já fez o trabalho pior o de dominação. O ego inflado a vaidade de ser elogiado e temido fez dele um matador sem piedade, a partir da 9ª temporada seguindo os episódios, começa a pensar sobre suas atitudes e ações o arrependimento de muitos que matou sem piedade e misericórdia. Outro personagem que evoluiu, o que Carol e Negan compartilham? O descobrimento da força interior, um cresceu e outro decresceu como ser humano, essa força todos nós temos para Nietzsche ela só aparece no sofrimento e na dor, a força que Negan exercia sobre os outros para esse filósofo, sem nenhum problema, seria vontade de potência, potência gera mais potência. Ele evoluiu depois de fazer uma reflexão sobre suas ações, será que para Nietzsche ele estaria certo em mudar? Ele mesmo admitiu que era um fraco, usou sua força para dominação, temos que controlar nossas forças, até onde essa força interior pode nos levar? Reflexão.

 Os Sussuradores

  A forma como eles se veem é como animais selvagens, abandonaram a ideia de que são seres humanos. São os tais naturalistas se adequam ao ambiente.

 Se camuflam no meio dos zumbis, não tem lugar fixo e não permitem que ninguém se aproxime de onde estão, estupram e matam, matam porque as pessoas não os aceitam como são, é a lei da sobrevivência, e como todo grupo tem uma líder a Alpha, eles não querem morrer, mas, querem matar, bem interessante esta parte. A libertação de todas as normas e regras, observem como o mundo está nesta situação a lei da sobrevivência, sem regras, sem moral sem ética, eles estão seguindo está realidade são naturalistas e a morte faz parte dela.

 Há muitas coisas que dizer dessa série, escolhi algumas que pensei ser mais importante, a guerra maior é a sobrevivência com a humanidade, a humanidade em certos momentos prejudica, a sobrevivência em certos momentos protege, as alianças são feitas porque a confiança sumiu e a desconfiança passou a ser uma das regras, atualmente vivemos numa sociedade que está pautada pela confiança e por quê? Ninguém pede o diploma do professor durante as aulas, ninguém pede para o motorista do Uber se ele tem habilitação mesmo, ninguém pede o diploma do médico do engenheiro, do arquiteto, observem que vivemos na base da confiança, mas, na sobrevivência como nesta série a desconfiança passou a ser um valor enorme, as alianças são feitas pela confiança primeiro você conhece depois entra no teu grupo, confiar é difícil, Hobbes diz que o homem no estado de natureza não é bom, essa série mostra tudo sobre isso da primeira temporada até e última, alguns episódios e temporadas mostram a simples vivência, mas, a maioria da série é a sobrevivência mesmo e a briga com a humanidade de alguns que pôs em risco a vida de muitos, é uma reflexão importante e muito difícil de julgar uma pessoa numa situação como está, não existem regras, as regras são impostas por cada um, cada pessoa impõem a sua, não existe Estado, não existe governo, cada um vive como lhe convém, a maldade vem de pessoas que matam por nada, nem pela lei da sobrevivência só pelo simples fato de matar , o homem se revela no que ele é, uma vida no caos mostra os indivíduos num estado de instinto, medo, pavor da morte, os que sobreviveram precisam lutar pela vida e nem sabem se vão viver porque o vírus está em todos uns desenvolveram e outros não, mas, todos tem e podem desenvolvê-lo a qualquer momento.

  Vale a pena assistir a série você verá caro leitor o que é o homem no caos, no caótico, a sobrevivência a humanidade as alianças a maldade tudo isso no ser humano, façam suas próprias conclusões e observem como mais uma vez a ficção está ensinando e mostrando um fundo de realidade humana. Até mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha infância

Cãozinho Orelha

Filosofia